sábado, 14 de maio de 2011

Quando foi antes "do princípio"?

Se abrirmos a Bíblia no seu Livro do Gênesis (origens) a primeira frase é: "1. No princípio, Deus criou os céus e a terra."

Quando minha mãe leu esse texto para mim eu me lembro que minha primeira pergunta foi: quando foi isso?

Ela não me respondeu.

Partindo só da primeira frase deste livro enigmático e fascinante, que tem sido estudado, debatido e questionado pela raça humana há séculos já temos duas indagações: quem e quando.

Sabem, até hoje acredito que ninguém sabe ao certo. A Ciência fala no quando: teria sido num tal de Big-bang acontecido entre 13,5 a 15 trilhões de anos atrás. Fala-se também que o tal composto explosivo era menor que a cabeça de um alfinête, mas não diz onde foi fabricado e muito menos quem o fabricou...

Tudo isso na primeira linha de um livro! Nossa!

Ao logo dos anos fui desenvolvendo minha fé Católica ouvindo, lendo, orando e crendo. Aprendi a aceitar que existem coisas que não posso alcançar mesmo, devido às minhas limitações de criatura insignificante que realmente sou. A fé é uma coisa maravilhosa, pois torna tudo simples e verdadeiro, sem dúvidas e angústias a consumirem nossas almas. O que compreendemos é bom. O que não compreendemos deixamos para Deus, que em sua infinita sabedoria, saberá nos esclarecer no final. E Deus com isso nós recompensa com mais fé!

Mas a pergunta perdurou ao longo dos anos: como definir uma figura de tempo nesse caso? E se tudo ficou pronto no princípio por Deus temos que admitir que Deus muito provavelmente estava lá antes do princípio... então temos um conceito com o qual nem a ciência se ocupou ainda: o conceito do eterno!

Quando ouvimos os Católicos mais simples falarem no "Pai Eterno" não nos damos conta da profundidade daquelas duas palavras. É algo que nenhuma ciência pôde investigar porque não existe parâmetro para algo eterno...

Nós não somos eternos...

O universo não é eterno...

Se você for ao google sequer encontrará algo assim!

Partindo do dicionário veríamos o vocábulo eterno como um adjetivo que diz respeito a algo "que não teve princípio nem há-de!há de ter fim".

Quando um conceito é inconceituável em minha cabeça tenho a tendência a buscar outros relacionados com ele com os quais eu tenha maior familiaridade e consiga entender.

No caso do eterno (que para mim não existe) resolvi voltar meu raciocínio para o temporal (que eu vivo no dia-a-dia aqui no planeta Terra). Mas o eterno está além deste. O eterno tem a ver com o que está antes do tempo!

Algo que está fora do tempo!

Algo atemporal!

Procurei no google sobre a composição de temporal + atemporal (que localizaria bem o que foi antes de "no princípio" mas não apareceu nada!

Então comecei pelo dicionário (tinha que começar por algum lugar!). O vocábulo atemporal está lá como um adjetivo que "não é afetado pelo tempo ou que o transcende. = intemporal".

Perfeito! É exatamente essa a idéia que eu busco! A idéia de uma verdade que transcende o tempo!

Algo que transcende a tudo o que conhecemos e somos!

Algo que era antes "do princípio!

Portanto eu devo concluir que antes "do princípio" era o atemporal!

Ou, como coloca muito poéticamente o Evangelista São João na abertura de seu texto:


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. 2. Ele estava no princípio junto de Deus. 3. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. 4. Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. 5. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/01/50/1.php#ixzz1MLE9WuAW

Lá, onde tudo começou!

Nenhum comentário: