A história da Igreja _ A data de nascimento de Cristo


Então, para estudar a Igreja nós precisamos começar com Jesus. Como nós estamos falando em história a primeira coisa que a gente fala com relação a história da Igreja é um negócio assim meio escandaloso para as pessoas que não estudaram nunca a história mas que não é novidade nenhuma para quem já estudou que é o fato do seguinte:

Quando Jesus nasceu?

A gente diz que Jesus nasceu na data de 25 de Dezembro do ano zero! É aí que começa a contagem.
Bom a história do dia 25 de Dezembro não é tão problemática, todo o mundo sabe que não foi no dia vinte e cinco de Dezembro, ou seja, nós não sabemos quando é que Jesus nasceu – que dia e mês que Jesus nasceu.

Por quê?

Provavelmente é possível que nem mesmo Jesus ou Maria soubessem o dia e o mês que Jesus nasceu. Pode ser também que soubessem.

Por quê?

Por uma razão muito simples, gente. Hoje em dia você quer saber que dia é hoje você olha no calendário... e sabe! Naquela época para você saber que dia é você tem que contar as coisas a partir de que? Da lua, da colheita, da estação do ano... quantas pessoas, por exemplo, que moram na roça quando vão ser registradas não se sabem do dia do aniversário? “Quando é que nasceu fulano? Olha, ele nasceu eu me lembro que tava na colheita do algodão. Então a colheita do algodão é tal mês. Como a gente já tinha colhido então EU ACHO que foi tal dia”.

Hoje a gente tem calendário! Tem a folhinha pregada na parede lá de casa, tem internet, não tem como você se perder! Mas naquela época você saber uma data o negócio era meio complicado!
Depois, numa cultura onde não se celebra o aniversário – para nós aniversário parece uma coisa importantíssima! Mas na cultura de Jesus o aniversário não era celebrado! Portanto a data em que a pessoa nasceu não era uma coisa importante! Para nós é absurdo que uma pessoa não saiba o dia de seu nascimento, porque para nós é uma coisa importante o aniversário, mas na época de Jesus isso não era importante!

A data de vinte e cinco de Dezembro foi estipulada pela Igreja por que? Porque havia uma festa do sol. O solstício de inverno. Os dias iam ficando cada vez mais escuros, cada vez mais escuros, quando chegava uma hora, parava de ficar escuro e começava novamente a ficar mais claro. Esse é o solstício de inverno. Então, no dia 21 de Dezembro, que é o solstício de inverno quatro dias depois – do dia 24 para o dia 25 – havia uma festa do sol vencedor. Ou seja, a noite parecia que ia vencendo o sol, agora o sol retomava outra vez a vitória. Então era a festa do sol vencedor. Como Zacarias diz no Evangelho de São Lucas que “Jesus é o sol nascente que nos veio visitar, luz do alto para os que jazem nas trevas” (nas trevas do inverno) faz todo o sentido que Jesus nasça quando? No momento mais escuro do ano que é o solstício de inverno, quando o sol começa a vencer as trevas.

Primeira leitura da noite de natal: “Um povo que andava nas trevas viu uma grande luz”. Por isso o dia de natal é celebrado nesta época. Isso é de uma verdade muito superior a verdade histórica! Ou seja, é uma verdade teológica! Entenderam?

Então é verdade que Jesus nasceu no dia 25 de Dezembro? É verdade.

Historicamente? Não. Teologicamente.

E que ano que ele nasceu, Padre?

Bom, a coisa já é mais complexa de responder.

O ano do nascimento de Jesus foi calculado por um sujeito chamado Dionísio, o pequeno. Por que que ele era Dionísio, o pequeno? Porque ele era baixinho. Em latim, Dionysius exiguus. O Dionísio o pequeno era astrônomo, matemático, cânonista, de tudo um pouco. Era um monge intelectual.

O imperador pediu para ele calcular a data do nascimento de Jesus. Então lá foi Dionísio o pequeno no ano de 525 ou seja, ele já estava a quinhentos e vinte e cinco anos de distância dos eventos acontecidos, ou seja, do nascimento de Jesus. Quinhentos e vinte e cinco anos depois de Jesus é que o sujeito resolveu calcular pela primeira vez quando foi que Jesus nasceu. Então dá para entender que este cálculo não tinha como ser exato, não é? E a Igreja nunca teve nenhuma pretensão de que este cálculo fosse exato! O cálculo era aproximativo. Bom, mas se eles foram calcular que ano que era é porque eles já tinham uma forma de calcular os anos. Como é que se contavam os anos na época de Dionísio, o pequeno (e na era de Jesus também)? Era através da data de fundação da cidade de Roma. Então os anos são AUC. O que é que é AUC? Ab urbe condita, ou seja, da fundação da cidade. Em latim, é isso.

Então, na época do senhor Dionísio para eles era o ano de 1278 da fundação da cidade. Entenderam? Este era o ano para eles. Ele fez os cálculos e descobriu que Jesus teria nascido no ano 753 AUC. Ou seja, a cidade de Roma foi fundada e, setecentos e cinqüenta e três anos depois Jesus nasceu. E aí o que que eles fizeram? Bom, então daqui para a frente o ano de 753 passou a ser o ano zero. E o ano que Dionísio estava que antes ele chamava de 1278 (1278-753= 525) ficou sendo o ano 525. Então dali para a frente o primeiro ano que foi contado como o do nascimento de Cristo foi o ano 525. Antes de 525 ninguém contava a partir da data do nascimento de Cristo.

Já os muçulmanos, por exemplo, contam a partir da fuga de Maomé para Medina (622 anos depois do nascimento de Cristo. Se você quiser saber em que ano você está na era muçulmana você tem que tirar 622. Então para os muçulmanos nós estamos no ano 1389. O ano de 2011 para nós – hoje – para os muçulmanos é o ano de 1389. Porque cada um conta de um jeito diferente. Hoje a maior parte das pessoas contam como nós contamos, ou seja, no ocidente nós contamos a partir do nascimento de Cristo. No ocidente nós contamos a partir do cálculo feito por Dionísio, o pequeno.
Agora, a pergunta é a seguinte: como é que Dionísio fez esse cálculo e ele acertou ou não?
Dionísio fez os seus cálculos e chegou e chegou a conclusão de que Jesus teria morrido no ano 786 AUC. Mas eu quero saber quando é que Jesus nasceu! Quanto tempo teve Jesus de vida pública? Se eu for contar pelo evangelista São João Jesus pregou o evangelho durante três anos pelo menos porque São João fala de três páscoas. Quando Jesus começa a pregar o evangelho Ele entra no templo, tira os mercadores de lá (capítulo 2,13). Antes de narrar o episódio São João diz que “estava próxima a páscoa dos judeus”. Depois, por ocasião do discurso do Pão da Vida (capítulo 6,4) está dito lá também que a páscoa estava próxima. E finalmente a última páscoa, a páscoa que Jesus foi sacrificado na cruz a referência a essa páscoa aparece no capítulo 12,1.

Então são três páscoas e se só tem uma páscoa por ano o que é que nós podemos concluir? Que Jesus pregou o evangelho durante três anos. Não tem como escapar desta conclusão, não é?

Jesus pregou o evangelho durante três anos. Então ele morreu em 786 AUC, você tira três anos e fica 783 AUC. Mas quando é que ele começou a pregação do evangelho?

Bom, aí nós temos São Lucas que nos ajuda! No capítulo 3,23 antes de começar a pregar o evangelho São Lucas diz que Jesus tinha “cerca de trinta anos”. Ora, se ele tinha “cerca de trinta anos” de 786 eu tiro o que? Trinta e três anos! Eram três anos de pregação e trinta anos de vida. Por isso é que a gente tem a história de que a idade de Cristo é trinta e três anos. É por causa desta indicação de São Lucas no versículo 23 do capítulo 3.

Mas é o máximo que a gente consegue fazer de cálculo! Como é que você vai calcular esse negócio 525 anos depois? Então, o Dionísio fez até um trabalho bom, o cara era inteligente!

Ora, se Jesus morreu no ano 786 AUC e tinha trinta e três anos eu chego ao ano 753. Então 753 AUC foi o ano em que Jesus nasceu. O imperador então decretou que 753 AUC doravante será o ano zero. E vamos dividir o mundo em antes de Cristo e depois de Cristo. Ele é o centro da história, Ele é o alfa, ele é o ômega, Ele é o princípio, Ele é o fim.

Então foi uma homenagem a Jesus. Foi por veneração a Jesus, foi por fé em Jesus que os Cristãos, 525 anos depois do ano zero resolveram marcar o ano zero.

Porque é evidente que quando Jesus nasceu lá em Belém as pessoas disseram: “Olha, nasceu uma criança lá ontem, vocês sabem que agora é o ano zero?” Não foi assim, não é gente? Ninguém nem sabia quem era Jesus. Jesus nasceu, viveu, pregou e morreu e não foi sequer notado na história mundial. Se começou a falar de Jesus depois que os seguidores dele começaram a fazer barulho, não é? Mas Jesus nasceu, viveu, pregou e morreu e o Imperador nem ficou sabendo. O máximo de notícia que chegou foi só para Pilatos, que era um procuradorzinho lá da Judéia, um funcionário público que não era tão importante. Mas o Imperador, os grandes, não ficaram sabendo disso não. Só foram ouvir falar de Jesus um século depois, pelo menos. Porque até mesmo Nero com a perseguição dos Cristãos não sabiam direito quem era Jesus. Vocês vejam que os relatos da época que falam de Jesus: “Ah, eles seguem um tal de CRESTO. CRESTO! Por isso são chamados de CRESTÃOS”. Quer dizer, eles não sabiam direito o que que era isso. Perseguiam... mas não sabiam direito o que era... começaram as primeiras polêmicas e aí foram descobrindo quem era Jesus. Mas os Cristãos apareciam mais do que Jesus! Então foi somente séculos depois que Jesus – quando o Império já tinha se convertido - foi notado pela história oficial como alguém que precisava ser homenageado.

fonte: padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: