A história da Igreja _ Introdução




Vamos então começar este curso com a finalidade não tanto de conhecer os detalhes da história da Igreja, mas estudarmos a história da Igreja nos primeiros séculos, conhecê-la e amá-la. Não pensem que aqui vamos ter uma postura de criança, que acredita que os pais são perfeitos, tudo o que eles fazem é perfeito! Mas pretendo mostrar que muito daquilo que hoje somos devemos a ela, que foi nossa origem e da qual não devemos esquecer!

A História da Igreja deve ser acompanhada, sobretudo com uma visão de fé!

Por quê?

Porque aqui ninguém vai estudar a Igreja como se ela fosse um clube (o Corinthians, o Flamengo, sei lá quem). Nós precisamos estudar a Igreja sabendo que ela é um mistério que extrapola a nossa capacidade de compreensão.

Todo domingo na missa a gente se levanta e diz: “Creio na Igreja Católica...” não é isso? Isso quer dizer que a Igreja precisa ser crida! Para você saber realmente quem é a Igreja Católica você precisa crer no mistério dela! Nós cremos que a Igreja é o Corpo de Cristo! Que os membros da Igreja fazem parte deste Corpo de Cristo! E que nós, ao estudarmos a História da Igreja, estamos estudando uma realidade muito mais invisível do que visível! Então dentro de toda esta coisa quando a gente vir os problemas como surgiram, etc nós precisamos abordar a História da Igreja com fé. Portanto nós não vamos estudar a História da Igreja como um sociólogo, como um sujeito que toma a Igreja como uma agremiação de pessoas. A Igreja está unida a Cristo, na Igreja está o Espírito Santo, quando nós falamos da Igreja você pensa imediatamente que tem muito mais gente no Céu parte da Igreja do que a gente suspeita aqui na terra, miríades de anjos, milhões de santos que estão no Céu são Igreja, muito mais do que nós! E quando você começa a pensar na Igreja ou você pensa nesta parte invisível ou então você não está entendendo o que é a Igreja. Entendeu?

Quando nós falamos de Igreja nós não estamos falando apenas de pessoas humanas que se organizaram numa agremiação. Nós estamos falando do Corpo de Cristo! Que tem em pessoas humanas os seus membros, que tem o Espírito Santo como sua Alma. Nós estamos falando de uma Unidade que é mística, misteriosa, invisível e precisa ser crida!

Então quando a gente ouve certos discursos, certas pessoas falarem: “Ah, porque a igreja instituição...” o que quer dizer “a igreja instituição”? É a mesma coisa que você falar da sua mãe e dizer assim: “Ah porque a minha mãe corpo físico...” o que quer dizer “a minha mãe corpo físico”? Que linguagem é essa? Minha mãe é minha mãe! Ou é um todo ou então não é nada! Você vai tratar a sua mãe como se fosse um quilo de alcatra em cima do balcão? Um quilo de alcatra em cima do balcão não é a sua mãe, não é identidade! O “corpo físico” sua mãe não é a sua mãe! É uma abstração que mais atrapalha do que ajuda. Se você diz “A igreja instituição” você está reduzindo tanto a Igreja que você não vai dizer nada sobre a Igreja! Sua mãe pesa 60 Kg e você vai tratá-la como se fosse 60 Kg de carne em cima do balcão? Que mãe é essa? Não dá para você fazer esse tipo de redução! Nós vamos tratar da Igreja como ela é, nós não vamos tratar da igreja instituição, nós vamos tratar da Igreja como quem crê, eu sei o que ela é! A Igreja é minha mãe, a Igreja é o Corpo de Cristo, e eu vou falar dela com a fé e o respeito necessários de quem tem fé! De quem crê no que ela é! Minha mãe é muito mais do que aquilo que o açougueiro enxerga! Dá para entender?

Então não vamos ser açougueiros da Igreja! Nós vamos estudar a Igreja!

fonte: padrepauloricardo.org




Nenhum comentário: